Inovar para supreender em 2010
   Autor: Dalmir Sant'anna

A ação de inovar é um diferencial competitivo, que permite contribuir nos resultados, expandir a escassez de ideias e criar incrementos que possibilitam um negócio, empreendimento, ou um atendimento mais eficaz. Quando um cliente afirma, que não há nada semelhante, sua empresa não está um passo a frente, mas dois passos dos seus concorrentes. Produtos que seriam commodities recebem um diferencial com a ação da inovação e como resultado é possível conquistar maior valor agregado. Qualquer iniciativa, que ofereça resultados positivos, pode ser aceita como um ingrediente relevante do processo de inovação, principalmente por gerar oportunidades de crescimento e a satisfação do cliente. Uma tendência da área de gestão de pessoas são colaboradores que permitam contribuir com sugestões de melhorias e inovações, que passam a ser reconhecidos e são mais valorizados pelos seus liderados.

Inovar em uma aeronave – Recentemente, voltei de uma palestra em Salvador e fiquei surpreso com um comissário de bordo, que ao contrário de usar aquelas frases prontas e repetitivas sobre o serviço, usou o sistema de comunicação da aeronave para cantar. Isto mesmo, cantar! E o incrível é que os passageiros, apesar do espanto, ao perceber o grau de inovação começaram a bater palmas e balançar a cabeça no ritmo da canção. Logo que a aeronave realizou o pouso em São Paulo, fui até a cabine para parabenizar o comissário pela atitude de inovação. Fiquei ainda mais surpreso ao ouvir o depoimento de que a presidência da empresa aprova esta inovação e inclusive, outros colaboradores da organização, também cantam durante o voo. Quero destacar que esta é mais uma inovação que encontrei neste setor competitivo, pois anteriormente, chamava minha atenção, o fato de outra companhia aérea destinar um banheiro para uso exclusivo do público feminino. Observo cada vez, que estou no avião desta companhia aérea, que as mulheres presentes na aeronave, sentem-se valorizadas e prestigiadas com mais esta inovação.

Inovar no atendimento telefônico – Fico surpreso, quando ouço de acadêmicos em sala de aula, que para inovar é necessário um enorme investimento de tempo e de recursos financeiros. Para inovar, você pode surpreender com pequenos gestos, detalhes, atitudes e ações positivas para que o cliente perceba um diferencial. Ao contrário de permitir que algum colaborador da empresa atenda ao telefone e diga simplesmente “alô”, treine sua equipe para inovar e dizer o nome da empresa, o nome de quem atende a ligação telefônica e fazer uma saudação. Mas, você pode questionar: Onde está a inovação? Sugiro que você inove na parte final do atendimento e faça um diferencial ao utilizar datas comemorativas. Por exemplo, diga o nome da empresa, o nome de quem atende e em seguida “Feliz Natal”, “Boas festas”, “Feliz dia das Mães”... Lembre que a voz ao telefone, expressa sua maneira de ser. Se o objetivo é inovar, evite atender ao telefone após uma discussão, ou quando irritado ou aborrecido com uma situação negativa.

erior, será um convite para seus clientes perceberem que você não buscou treinamento, revitalização e força de superação. Este ano de 2010, será um período de inquietude, mudanças, modificações, renovações e fortes expectativas, principalmente no cenário político com a eleição presidencial. Há entre os empresários dos mais diversos setores a confiabilidade de que o Brasil é a “bola da vez” e neste sentido, braço, visão, mente e coração, devem estar abertos para criar novas alternativas, para inovar ao contrário de somente repetir. O interessante de todo o processo de inovação, é a que ela é realizada por gente. O ser humano é o principal responsável pela idéia, aplicabilidade e resultado do processo de inovar. Se pessoas são os responsáveis pelo processo de inovação, o que você faz para inovar na sua empresa? O que você faz para se destacar e inovar na área onde atua? O que você pretende inovar para fazer a diferença em 2010?